É nítido ver hoje em dia a procura por capacitação profissional nas mais diversas áreas, dado o grande número de cursos, workshops e lives educativas que prometem abordagens técnicas de alguns tópicos. Porém, poucos sabem que uma verdadeira jornada de sucesso profissional não se inicia pela competência técnica, mas sim pelo autoconhecimento.
A internet trouxe facilidade para absorção de conhecimento em muitos temas. Facilmente, qualquer pessoa se torna especialista ao publicar um vídeo de qualquer tópico.
Essa produção desenfreada cria milhares de profissionais dotados de conhecimento prático, porém com poucas habilidades emocionais para autogerenciamento.
Quando trazemos o assunto para o âmbito de vendas, vemos essa realidade com uma nitidez ainda maior.
O ramo de vendas é repleto de pessoas que não possuem estrutura emocional para manter uma postura de qualidade no relacionamento comercial devido aos pontos fortes e divergentes de suas personalidades.
Pensando neste insight psicológico que pode alavancar a carreira de muitas pessoas que hoje se encontram, talvez, na profissão ou posição errada, decidimos escrever este conteúdo.
Continue conosco e veja como o domínio do autoconhecimento pode abrir portas que você nunca imaginou que poderiam ser abertas.
O que é autoconhecimento?
Autoconhecimento significa conhecer a si mesmo, no sentido de dominar conhecimentos sobre a própria personalidade, reações, escolhas, pontos fortes e fracos.
Um estudo sobre autoconhecimento leva a pessoa a testar seus limites, e realizar exercícios que a façam perceber quais são suas reações, bem como os pontos fortes e fracos de sua personalidade que precisam de atenção.
Pessoas que dominam o tema autoconhecimento, tendo um olhar interno sobre suas particularidades de personalidade e caráter, têm mais segurança em realizar escolhas, sobretudo profissionais.
Estudando as diferentes personalidades
O que nos torna únicos, não é somente as nossas impressões digitais. Existe algo que nos formata ao longo de nossa jornada e que constrói aquilo que somos e o modo como reagimos às situações à nossa volta: a personalidade.
Personalidade é um conjunto de características comportamentais que nos diferencia das demais pessoas no patamar psicológico.
Ao longo da sua vida você já deve ter visto, ou quem sabe presenciado as diferentes personalidades:
- Extrovertido
- Introvertido
- Calmo
- Explosivo
- Ponderado
- Reflexivo
- Carinhoso
- Metódico e sistemático
- Criativo
- Defensivo
- Repulsivo
- Indiferente
- Empático
Conhecer a sua própria personalidade nem sempre é uma tarefa fácil, pois isso exige um estudo observacional de si mesmo.
Sabemos que ter um olhar crítico sobre nossas próprias escolhas e reações é difícil, pois raramente julgaremos nossos atos como errados ou equivocados, ou seja, nosso cérebro sempre busca uma justificativa para explicar o porquê de nossas reações.
É por este motivo que estudar a própria personalidade vai exigir de você uma autocrítica. Este tipo de análise consiste basicamente em você observar suas reações como se fosse uma terceira pessoa.
Neste processo você precisará eliminar as suas defesas (autojustiça) e realizar os seguintes questionamentos:
- Será que estou fazendo o que é certo ou o que me convém?
- Existe outra forma de reagir a esta situação?
- Por que minhas reações seguem o mesmo padrão de atitudes?
- Explosivo, ponderado, descontrolado, retraído, por que eu escolho a mesma reação sempre?
- O que mudaria em minha volta se eu tomasse outras posturas?
- Quais oportunidades posso perder se eu permanecer com determinadas reações?
- Quais exercícios devo fazer para reorientar minhas reações e assim melhorar minhas potencialidades?
- De onde vem os meus impulsos para tomar decisões? Quais gatilhos orientam minhas escolhas?
Quando você passa a se observar a partir dos questionamentos acima, significa que você já está trilhando o caminho do autoconhecimento.
Tenha sempre ao seu lado papel e caneta, ou até mesmo o bloco de notas em seu Smartphone para não deixar passar nenhum detalhe.
Registrar é um ponto super importante na rotina do autoconhecimento. Mantenha o radar ligado e anote tudo.
A personalidade do profissional ligado à área comercial
Talvez não exista profissões tão ligadas ao relacionamento humano quanto aquelas voltadas à área comercial.
Contato humano, seja ele pessoal, virtual ou telefônico, é uma conexão necessária para o processo de compra e venda, independentemente do produto.
De um lado temos um consumidor, não muito preocupado com seus padrões de comportamento, apenas focado no consumo.
Do outro lado, temos uma pessoa responsável pela venda, geralmente ligada a uma meta, e que precisa se mostrar disponível, disposta, com alto nível de conhecimento sobre o produto e com capacidade suficiente para contornar objeções e garantir as vendas.
Contornar objeções: é justamente este último ponto que precisamos tratar aqui. Quando se fala em conhecer produtos e informar preços, não precisamos de grande potencialidades emocionais, pois são informações óbvias.
Porém, diante de objeções apresentadas pelo cliente, o profissional de vendas precisa sair de sua zona de conforto, e buscar argumentos que contornem essas objeções fazendo o consumidor enxergar valor no produto ou serviço apesar das falhas encontradas.
Esta atividade de convencimento exige algumas potencialidades como:
- Capacidade de persuasão
- Domínio linguístico para resolução de problemas
- Mente analítica e estratégica que conhece bem a dor do cliente
- Paciência e análise consultiva das dores para conseguir oferecer soluções práticas
- Capacidade de raciocínio rápido para responder e convencer
Você pode perceber que nas 5 características descritas acima, já é possível estabelecer um padrão comportamental de um profissional de vendas.
O que fazer quando o autoconhecimento não revela competências para a área comercial
Este é um dos grandes dilemas de pessoas que se encontram na profissão errada.
Quando você se auto-observa e percebe que não possui as 5 competências que listamos na seção anterior, é necessário reavaliar alguns pontos.
- Ou você busca o treinamento dessas competências para buscar uma melhor performance nas vendas e assim obter o seu autodesenvolvimento.
- Ou você assume que sua condição atual talvez esteja indicando uma jornada profissional em outra área.
Nenhuma das duas duas escolhas é errada. A única coisa que você precisa observar é a sua intenção profissional.
Se para ser bem sucedido nas vendas você precisa desbravar novos horizontes psicológicos, você precisa testar seus limites e ver até onde está disposto a alterar pontos fortes da sua personalidade para se adequar à rotina de vendas.
A hora de tomar decisões é agora
A CresCere lida com capacitação profissional na área comercial há muitos anos, e se tem algo que nos deixa aflitos é perceber que existem pessoas há anos em uma posição profissional que não condiz com sua própria personalidade.
Sabemos que quando isso acontece, geralmente essas pessoas passam anos frustradas em seus empregos, e muitas delas seguem pensando que não há uma saída para que isso melhore.
Não adie a busca pelo autoconhecimento. Certamente esta busca será determinante para que você perceba se está ou não no lugar certo.
Observar a si mesmo vai trazer insights não só profissionais. Você terá respaldo para entender a origem de suas reações e assim gerar ideias para melhorar sua performance em outras áreas da sua vida.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para o seu dia.
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